ABNT publica norma que padroniza o tamanho de roupas femininas

  • Post category:Notícias

Após nove anos de muito estudo e pesquisas, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, publicou em 08/12/2021 a NBR16933 que tem por objetivo padronizar o tamanho das roupas femininas no Brasil.

 

Isso porque não há um padrão entre os fabricantes, existe uma grande variação entre produtos fabricados por diferentes fabricantes. Em uma determinada marca meu tamanho pode ser o 40, já na outra marca pode ser o 42. Essa diferença se torna uma barreira quando falamos de vendas on-line e até mesmo em lojas físicas, o que se acentuou com a expansão das vendas on-line em decorrência da pandemia.

 

A norma se baseia agora em centímetros e não mais somente em números e letras como temos hoje P, M, G. A NBR apresenta um sistema de indicação de medidas femininas para os biótipos tipo retângulo e tipo colher, que representa 80% (oitenta por cento) do biotipo da mulher brasileira, de acordo com o estudo realizado pelo Senai/Cetiq.

 

A norma tem caráter voluntário e não é de adesão obrigatória. Porém, a adesão a mesma contribuirá muito para a cadeia produtiva e varejo, refletindo no consumidor.

 

Lembrando que já há norma de padronização para roupas de bebês, infantil e adolescentes NBR 15800:2021 e também para homens, corpo tipo normal, atléticO e especial NBR 16060:2012. 

 

Fonte: ABNT e IBTEC

Deixe uma resposta