Sucessão Empresarial: Preciso, mas ainda é muito cedo para pensar nisso!

  • Post category:Informes

Errado!

A Sucessão Empresarial deve ser planejada com muita antecedência, dando tempo hábil para que o sucessor e o sucedido, assim como toda a empresa entenda o processo e incorporem-no no seu dia-a-dia.

Não é novidade que a falta de um planejamento da Sucessão Empresarial é um dos motivos pelos quais muitas empresas encerrem suas atividades.

Podemos afirmar que em empresas familiares, o planejamento sucessório é absolutamente necessário. Em um momento delicado como a perda inesperada de um fundador na direção, não é incomum emergirem conflitos familiares de toda ordem. Estes conflitos acabam refletindo na vida da empresa que pode retrair investimentos e expansão ou até mesmo paralisar suas atividades até que os sócios cheguem a um consenso.

A substituição repentina de um administrador na empresa pode acarretar enormes prejuízos, sejam financeiros como também na imagem da empresa.

Para que isso não aconteça é importante que a empresa inicie o mais breve possível um processo de Sucessão Empresarial. Durante este processo, os sócios definirão com muito mais tranquilidade e sem interferência emocional, quais as regras que irão definir a Sucessão Empresarial.

É preciso avaliar quais os sócios ou administradores possuem a qualificação compatível com os valores e missão da empresa. Nem sempre os herdeiros do fundador possuem o perfil mais apto para assumir a empresa ou possuem interesse em assumir, sendo necessário avaliar a possibilidade de contratação de um terceiro de fora do grupo familiar para este cargo.

Nesse aspecto, a implantação de Governança Corporativa também é muito útil na profissionalização da administração da empresa.

Os sócios podem instalar um Conselho de Família, bem como elaborar um Protocolo de Família definindo antecipadamente todos os critérios e regras para a Sucessão Empresarial.

Importante mencionar que o atual administrador participará ativamente deste processo, com segurança e confiança na perenidade da empresa após a sua saída. Ele poderá preparar o seu sucessor, de modo a transmitir os valores e missão da empresa, apresentar o funcionamento da empresa desde o processo de produção até a entrega do produto ou serviço.

Adotando o planejamento de Sucessão Empresarial é possível preservar o patrimônio construído pelo fundador, implantar a profissionalização da administração da empresa e evitar conflitos familiares futuros, garantindo assim a perenidade da empresa e manutenção do seu patrimônio.

A Timmermans Advogados possui uma equipe qualificada para lhe orientar nesse processo.